domingo, 25 de novembro de 2012

Armas biológicas


(Imagem disponível em: http://intrometendo.com/armas-biologicas/)

     Durante a segunda guerra mundial foram usadas as mais diversas formas de armas, dentre estas as armas biológicas. Este tipo de arma é considerado armamento de destruição em massa, pois tem grande poder de causar danos a seres vivos tais como: animais, plantas e os seres humanos, assim, acarretando um grande número de mortes.
     A produção de uma arma biológica consiste na transformação laboratorial de micro-organismos como: vírus, bactérias e fungos para que estes se tornem mais resistentes a tratamentos, assim dificultando ou incapacitando sua cura .Um fator que torna essa arma tão eficaz é a impossibilidade de detectá-la por equipamentos de segurança e a capacidade desse tipo de armamento de dizimar uma população, pois contamina o ar , a água a terra e até os alimentos para as quais não há tratamento.
     Os países que tem maior produção de armas biológicas são Iraque, Irã, Síria, Líbia, Índia, Paquistão, China, Rússia e Estados Unidos. As principais armas biológicas são:
     *Vírus ebola: a taxa de mortalidade desse vírus é de 100% já que não existe tratamento para tal doença, a contaminação se da através de tosse, catarro, gotículas de saliva no ar, os principais sintomas são febre, dores de cabeça ,diarreia com sangue e falta de ar. Este vírus é uma arma letal.
     *Varíola: é uma doença infecto contagiosa causado por um vírus cuja a transmissão se dá através do ar. Seus sintomas são muito parecidos com os da gripe, durante o estado mais violento dessa doença surgem bolhas de pus por todo corpo sendo que estas coçam e doem muito. Caso o doente estoure uma dessas bolhas e tenha contato com os olhos pode ocorrer a perda da visão.
     *Antraz: Este vírus tem a capacidade de contaminar o solo , água e alimentos os sintomas das pessoas infectadas são semelhantes aos da gripe com dor e no corpo catarro etc. O antraz pode causar a meningite o tratamento dos infectados é feito através de antibióticos como a penicilina o contagio dessa doença não se da de pessoa para pessoa.



Referências:

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-uma-arma-biologica
http://www.brasilescola.com/biologia/armas-biologicas.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/armas-biologicas/armas-biologicas.php
http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/armas-biologicas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário