quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Armas Nucleares

     
(Imagem disponível em: http://www.boby.com.br/2010/09/armas-nucleares/)

     Armas cujo efeito destruidor é fabricado com radioatividade, com alguns elementos químicos de emitir partículas ou radiação eletromagnética. O que fazem delas serem armas especiais é a grande concentração de energia em pequenos volumes, que ao ser liberada tem efeitos devastadores. A capacidade de uma arma nuclear equivale à explosão de 1.000 t de TNT (nitroglicerina).
     As armas nucleares são classificadas em dois tipos básicos: a bomba atômica e a bomba de hidrogênio (bomba H). A bomba atômica é feita da fissão de núcleos atômicos, processo que consiste em desmanchar núcleos de átomos pesados e instáveis, lançando contra eles partículas atômicas chamadas de nêutrons. A bomba H se consiste na fusão de núcleos de átomos leves, como o hidrogênio. Para obter a fusão, é necessária uma quantidade enorme de energia, que é obtida pela explosão de uma bomba atômica. O resultado é uma bomba mais poderosa.
          * Projeto Manhattan – Foi onde a primeira bomba atômica foi testada, em 16 de julho de 1945, no deserto de Sonora, no estado do Novo México, EUA. Para conseguir construir a arma primeiro que os alemães, durante a II Guerra Mundial, o governo norte-americano monta um programa secreto, o Projeto Manhattan. Assim os principais físicos dos países aliados passam a morar e a trabalhar, em Los Alamos, Novo México. Supervisionados pelo físico Julius Robert Oppenheimer (1904-1967).
          * Hiroshima e Nagasaki - As primeiras e únicas armas nucleares usadas na guerra foram lançadas contra o Japão pela Força Aérea Norte-Americana. Em agosto de 1945, durante a II Guerra Mundial, uma bomba explodiu em Hiroshima: com mais de 150 mil vítimas, e com o total de 80 mil mortos. Em agosto do mesmo ano, foi a vez de Nagasaki, explodir com a segunda bomba.
          * Arsenais nucleares atuais - No mundo todo têm cinco potências nucleares - EUA, Federação Russa, Reino Unido, França e China. Os maiores arsenais – de ogivas, de submarinos nucleares - pertencem aos EUA e à Federação Russa. Os mesmos países lideram em número de testes nucleares já realizados.
          * Desarmamento nuclear - Com o objetivo de deter a demanda de armas nucleares pelo mundo, em 1968 é fundado o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (NPT). Com isso, o NPT proíbe os cinco maiores fabricantes, de transferir armas nucleares a países não possuidores desses artefatos. Hoje em dia o tratado tem mais de 180 países, inclusive o Brasil.
     A luta armamentista das duas maiores potências da Guerra Fria termina com a assinatura dos Tratados de Redução de Armas Estratégicas (Start). Este tratado tem com principal acordo a extinção gradual dos arsenais dos EUA e de países integrantes da ex- URSS (Federação Russa, Ucrânia, Belarus e Cazaquistão). Outro assunto relativo às armas nucleares é o Tratado para a Proibição dos Testes Nucleares (CTBT). Para entrar em vigor, precisa do aval de todos os 44 países com capacidade conhecida de produzir armas nucleares.
Referências:

http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-nuclear/armas-nucleares
http://www.brasilescola.com/quimica/armas-nucleares-como-tudo-comecou.htm
http://www.colegioweb.com.br/quimica/armas-nucleares.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário