quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Radiação


     
(Imagem disponível em: http://www.radsafe.com.au/radioactivematerialsourcedisposal.php)

     Conceito: são ondas eletromagnéticas que, em contato com certos tipos de matérias, produzem determinados efeitos sobre ela, se propagando com energia e velocidade elevadas.
     Um elemento químico pode, de forma espontânea ou induzida, emitir radiação e, assim, se transformar em outro elemento químico. Quando esse processo for espontâneo, ele é denominado de Transmutação Natural, já quando esse processo ocorrer de forma induzida, recebe o nome de Transmutação Artificial.
     Com as explosões das bombas atômicas, durante o período da Segunda Guerra Mundial, e, consequentemente, com a descoberta das reações nucleares, a radiação tornou-se um fator preocupante para a humanidade. Atualmente, as reações nucleares são vistas com outros olhos, pois trazem consigo um grande avanço tecnológico: a energia nuclear.
     A produção de energia nuclear está substituindo as energias provenientes de hidrelétricas, do petróleo e da usina de carvão. Além disso, a radiação tem aplicações na indústria, na medicina, na agricultura, entre outras áreas.
     Os estudos sobre a radioatividade iniciaram no início do século XX. Com o avanço dos estudos, Ernest Rutherford (1871 – 1937) descobriu as partículas chamadas alfa (α), beta (β) e os raios gama (γ).
     Com um maior avanço das pesquisas sobre a radiação, os tipos de radiação foram caracterizados da seguinte maneira:
     - Radiação Alfa: é a radiação que possui o poder de penetração mais baixo;
     - Radiação Beta: é a radiação que possui médio poder de penetração;
     - Radiação Gama: é a radiação que possui o poder de penetração mais alto;
     
(Imagem disponível em: http://ianalitica.wordpress.com/aplicacoes-com-analisadores-insdustriais/emissoes-atmosfericas/radiacao-ionizante/como-a-radiacao-ionizante-se-propaga-e-interage-com-a-materia/)

     Os efeitos da radiação dependem do grau de exposição e do tempo em que a pessoa esteve em contato com a radiação. Em contato com Raios Alfa, a pessoa pode sofrer queimaduras graves, enquanto que em contato com Raios Beta e Gama, ela pode sofrer alterações celulares que podem causar doenças, até mesmo o câncer.
Referências:

http://www.alunosonline.com.br/quimica/tipos-radiacoes.html
http://www.fisica.net/denis/rad1.htm
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/radiacao.html
http://www.tuasaude.com/efeitos-da-radiacao-nuclear-na-saude/
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/efeitos-radiacao-no-corpo-humano.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário