quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Resumo Final


         Foto da Segunda Guerra Mundial
(Imagem disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/segunda-guerra-mundial/galeria-segunda-guerra-mundial-18.php)

     A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito mundial, ocorrendo de 1939 a 1945. Ela ocasionou a morte de milhões de pessoas, mas trouxe várias inovações na área da ciência e tecnologia.
     A Segunda Guerra Mundial teve início devido a vários fatores, o principal foi o surgimento do movimento fascista, na década de 30. Adolf Hitler, o líder do nazismo, pretendia expandir o território alemão, quebrando as regras do tratado de Versalhes. Na Itália, Benito Mussolini tornou-se líder fascista. Nesse momento, graves crises econômicas afetavam a Itália e Alemanha, com isso, milhões de cidadãos estavam desempregados, então esses líderes fascistas resolveram essa situação com a criação de indústrias de armamentos. O Japão tinha interesse de expandir seus territórios, assim os três países uniram-se, formando um Eixo com características militares, pretendo conquistar novos feitos.
     Formaram-se dois grandes grupos: o Eixo formado principalmente por Alemanha, Itália e Japão, e o grupo dos Aliados, formado principalmente por Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética. Os EUA entraram na guerra depois que a base militar localizada no Havaí, chamada Pearl Harbor, foi atacada por tropas japonesas, que consideravam os americanos uma ameaça a sua expansão. Este ataque ocasionou perdas aos Estados Unidos, assim, os norte-americanos declararam guerra ao Japão.
     Durante a Segunda Guerra Mundial foram criadas diversas novas armas de alta destruição. Foram introduzidas armas biológicas, modificando fungos, bactérias ou vírus em laboratórios, para serem usados como uma arma letal, pois atingem todos os seres vivos, e, por serem modificados, acabam tornando o tratamento (ou a cura) mais difícil. Entretanto, as armas mais devastadoras de todas foram certamente as armas nucleares. Estas armas foram desenvolvidas baseadas na Teoria da Relatividade do físico Albert Einstein, que descobriu a brilhante fórmula E=mc² (energia, "E", é igual à massa, "m", multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz, "c²"). Através desta formula foi possível a criação de energia nuclear e, consequentemente, as armas nucleares. Esse tipo de arma possui efeito destruidor, pois há grande concentração de energia em pequenos volumes.
     A bomba atômica, maior arma nuclear, é feita da fissão de núcleos atômicos, processo que consiste em desmanchar núcleos de átomos pesados e instáveis, lançando contra eles partículas atômicas chamadas de nêutrons. Foi com ela que os Estados Unidos se “vingaram” do ataque a Pearl Harbor, lançando duas bombas contra os seus inimigos japoneses, em Hiroshima e depois Nagasaki, ocasionando aproximadamente 220 mil mortes. Além da explosão da bomba, a radiação também afetou várias pessoas, que por estarem em contato com a radiação podem ter queimaduras e/ou alterações celulares, que causam doenças como o câncer.
     No final da guerra o continente europeu teve um prejuízo enorme, em torno de 413,25 bilhões de libras, foram fabricados mais de 296 mil e aviões e 53 milhões de toneladas em equipamentos navais, por todo o mundo tem-se o numero de cerca de 45 milhões de vitimas, sendo em sua maioria, inocentes.
     Com a estabilização da situação, os Países Aliados começaram a promover diálogos sobre a situação econômica e política mundial. Inglaterra e Estados Unidos assinaram a carta do Atlântico, documento onde abriam mão de qualquer ganho territorial e defendiam a soberania das nações envolvidas. Diversas reuniões foram realizadas entre os anos de 1943 e 1945, com o objetivo de selar diferentes acordos diplomáticos. Foi definida como punição aos alemães uma multa de indenização de 20 bilhões de dólares, sendo metade destinada à União Soviética. A indústria bélica alemã foi anulada, a indústria sofreu pesadas limitações e instalou-se um tribunal internacional destinado ao julgamento das principais lideranças do regime nazista. Entre os anos de 1945 e 1946 o chamado Tribunal de Nuremberg sentenciou vinte e um líderes nazistas.
     Depois de tais acordos, o continente europeu passou por um processo de divisão por zonas de influência política. Os Soviéticos dominaram a região oriental da Europa dando força política aos partidos comunistas da Albânia, Bulgária, Romênia, Hungria, Tchecoslováquia e Polônia. Na região da Iugoslávia, as frentes antinazistas independentes do poder Soviético, formaram um governo comunista liderado pelo general Josip Broz Tito.
     Portanto, a Segunda Guerra Mundial foi um conflito que abalou o Mundo, causando a morte de milhares de pessoas, mas também foi um período em que houve a criação de vários avanços científicos e tecnológicos, como antibióticos, foguetes espaciais, computadores, entre outros, que causaram mudanças no Mundo, sendo benefícios de uma Guerra tão sangrenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário